Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda virtual baseada na tecnologia blockchain
O Banco Central do Camboja (NBC) anunciou que lançará nos próximos meses o “Projeto Bakong”, uma plataforma de transferência de dinheiro movida a tecnologia blockchain na qual a instituição terá sua própria CBDC.
Testada desde julho de 2019, a moeda virtual do banco central terá apoio de 11 bancos e até seu lançamento poderá contar com novas instituições.
Chea Serey, diretora geral do NBC, descreveu a novidade como uma “nova forma de pagamento nacional para o Camboja”.
“Bakong desempenhará um papel central ao colocar todos os participantes no espaço de pagamento no Camboja sob a mesma plataforma, facilitando o pagamento entre os usuários finais, independentemente das instituições com as quais eles têm conta. […] Eventualmente, esperamos permitir o pagamento transfronteiriço através do sistema Bakong.”
Segundo o portal The Post, comparado aos métodos convencionais de pagamentos e transferências — como cartões de crédito e débito — o Bakong é o mais barato e mais conveniente, afirmou o presidente do Banco Comercial de Phnom Penh, Shin Chang Moo.
“Todas as transações serão feitas em tempo real com os registros armazenados com segurança na NBC”, disse Moo.
De acordo com o presidente do Banco Comercial de Phnom Penh, a instituição em que trabalha já está implementando o sistema em todas as suas agências.
“Estamos nos estágios finais da implantação. Demorou um pouco mais do que o esperado, porque estávamos garantindo que o sistema seja o mais útil e conveniente possível para os usuários. Vamos oferecer o serviço assim que for lançado ”, afirmou.
Chang Moo disse, ainda, que a sociedade financeira internacional agora está conhecendo o Bakong. Ele acredita que outros bancos centrais ao redor do mundo seguirão o exemplo de Camboja.