fbpx

Follow us on social

Camboja

Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda virtual baseada na tecnologia blockchain

Compartilhe com seus amigos

O Banco Central do Camboja (NBC) anunciou que lançará nos próximos meses o “Projeto Bakong”, uma plataforma de transferência de dinheiro movida a tecnologia blockchain na qual a instituição terá sua própria CBDC.

Testada desde julho de 2019, a moeda virtual do banco central terá apoio de 11 bancos e até seu lançamento poderá contar com novas instituições. 

Separador de texto - Bitcoin.

Chea Serey, diretora geral do NBC, descreveu a novidade como uma “nova forma de pagamento nacional para o Camboja”. 

Bakong desempenhará um papel central ao colocar todos os participantes no espaço de pagamento no Camboja sob a mesma plataforma, facilitando o pagamento entre os usuários finais, independentemente das instituições com as quais eles têm conta. […] Eventualmente, esperamos permitir o pagamento transfronteiriço através do sistema Bakong.”

Separador de texto - Bitcoin.

Segundo o portal The Post, comparado aos métodos convencionais de pagamentos e transferências como cartões de crédito e débito o Bakong é o mais barato e mais conveniente, afirmou o presidente do Banco Comercial de Phnom Penh, Shin Chang Moo.

“Todas as transações serão feitas em tempo real com os registros armazenados com segurança na NBC”, disse Moo.

Separador de texto - Bitcoin.

De acordo com o presidente do Banco Comercial de Phnom Penh, a instituição em que trabalha já está implementando o sistema em todas as suas agências. 

“Estamos nos estágios finais da implantação. Demorou um pouco mais do que o esperado, porque estávamos garantindo que o sistema seja o mais útil e conveniente possível para os usuários. Vamos oferecer o serviço assim que for lançado ”, afirmou.

Separador de texto - Bitcoin.

Chang Moo disse, ainda, que a sociedade financeira internacional agora está conhecendo o Bakong. Ele acredita que outros bancos centrais ao redor do mundo seguirão o exemplo de Camboja.

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.