fbpx

Follow us on social

Suécia

Banco central da Suécia começa a testar sua própria moeda digital

Compartilhe com seus amigos

O banco central da Suécia, Sveriges Riksbank, informou nesta quinta-feira (20) que começou a testar sua própria moeda digital, intitulada e-krona.

De acordo com o Riksbank, a e-krona será utilizada para acelerar as atividades bancárias e facilitar pagamentos, depósitos e saques.

“O Riksbank está analisando a possibilidade de emitir um complemento digital ao dinheiro, uma ‘e-krona’, e se ela poderia ajudar o Riksbank na tarefa de promover um sistema de pagamento seguro e eficiente”, destacou o banco.

Separador de texto - Bitcoin.

Em um comunicado, o Riksbank observou que o objetivo do projeto é mostrar “como a e-krona pode ser utilizada pelo público em geral”, e que efetuar pagamentos com a moeda digital será “tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto”.

O projeto piloto do banco está sendo desenvolvido junto com a gigante de consultoria Accenture e utilizará a tecnologia blockchain. A previsão para que ele seja executado é até o final de fevereiro de 2021. No entanto, o prazo poderá se estender ainda mais.

O banco informou que a e-krona será emitida primeiro para bancos e em seguida para os usuários finais.

Separador de texto - Bitcoin.

O Riksbank começou a pesquisar a e-krona em 2017. Na época o banco afirmou: 

“Uma e-krona teria o potencial de neutralizar alguns dos problemas que possam surgir no mercado de pagamentos no futuro, quando o uso de dinheiro estiver diminuindo rapidamente.”

Separador de texto - Bitcoin.

Bancos centrais se unem para analisar potencial das criptomoedas

No final de janeiro deste ano, o banco central do Canadá anunciou que formaria um grupo com os bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, Banco Central Europeu (BCE) e com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) para analisar a potencial utilidade da criação de uma moeda digital para bancos centrais (CBDC).

O aumento do interesse dos bancos centrais na criação de suas próprias moedas virtuais começou ocorrer logo após o Facebook anunciar o projeto da stablecoin Libra, em 2019.

Com receio da adesão dessa moeda, vários governos intensificaram seus planos para estudar e até mesmo criar suas criptomoedas estatais. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.