Banco central da Suécia começa a testar sua própria moeda digital
O banco central da Suécia, Sveriges Riksbank, informou nesta quinta-feira (20) que começou a testar sua própria moeda digital, intitulada e-krona.
De acordo com o Riksbank, a e-krona será utilizada para acelerar as atividades bancárias e facilitar pagamentos, depósitos e saques.
“O Riksbank está analisando a possibilidade de emitir um complemento digital ao dinheiro, uma ‘e-krona’, e se ela poderia ajudar o Riksbank na tarefa de promover um sistema de pagamento seguro e eficiente”, destacou o banco.
Em um comunicado, o Riksbank observou que o objetivo do projeto é mostrar “como a e-krona pode ser utilizada pelo público em geral”, e que efetuar pagamentos com a moeda digital será “tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto”.
O projeto piloto do banco está sendo desenvolvido junto com a gigante de consultoria Accenture e utilizará a tecnologia blockchain. A previsão para que ele seja executado é até o final de fevereiro de 2021. No entanto, o prazo poderá se estender ainda mais.
O banco informou que a e-krona será emitida primeiro para bancos e em seguida para os usuários finais.
O Riksbank começou a pesquisar a e-krona em 2017. Na época o banco afirmou:
“Uma e-krona teria o potencial de neutralizar alguns dos problemas que possam surgir no mercado de pagamentos no futuro, quando o uso de dinheiro estiver diminuindo rapidamente.”
Bancos centrais se unem para analisar potencial das criptomoedas
No final de janeiro deste ano, o banco central do Canadá anunciou que formaria um grupo com os bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, Banco Central Europeu (BCE) e com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) para analisar a potencial utilidade da criação de uma moeda digital para bancos centrais (CBDC).
O aumento do interesse dos bancos centrais na criação de suas próprias moedas virtuais começou ocorrer logo após o Facebook anunciar o projeto da stablecoin Libra, em 2019.
Com receio da adesão dessa moeda, vários governos intensificaram seus planos para estudar e até mesmo criar suas criptomoedas estatais.