fbpx

Follow us on social

Austrália - moeda virtual

Banco Central da Austrália analisa a possibilidade de criar sua própria criptomoeda

Compartilhe com seus amigos

O Reserve Bank of Australia revelou que está simulando a criação de uma moeda digital o na rede Ethereum.

 

Separador de texto - Bitcoin.

 

O Banco Central da Austrália (RBA) revelou que está conduzindo testes para analisar se as moedas digitais emitidas por bancos centrais podem desempenhar um papel útil no sistema de liquidação de pagamentos. 

O objetivo é verificar se um sistema em que os bancos liquidassem os pagamentos de seus clientes entre si seria capaz de operar em uma rede com base no Ethereum.

Separador de texto - Bitcoin.

Apesar dos testes, até agora o Banco Central parece não estar convencido de que existe uma necessidade de criação de uma moeda virtual. No entanto, se fosse criada, traria várias vantagens como a redução dos custos de pagamentos, além do aumento da velocidade para transações. 

Para Tony Richards, chefe do departamento de política de pagamentos do RBA, existem diversas desvantagens em uma moeda virtual. Ele acredita que o banco pode se esforçar para criar uma CBDC e depois descobrir se os usuários estão insatisfeitos com o sistema tradicional.

“Existe o risco de que se as moedas digitais do banco central tivessem grande sucesso, isso levaria a uma mudança fundamental na estrutura do sistema financeiro”, afirmou Richards.

Separador de texto - Bitcoin.

Bancos Centrais + Moedas Virtuais

Em 2019, diversos governos começaram a cogitar a criação de suas próprias moedas digitais. Esse interesse surgiu logo após o Facebook anunciar que iria criar a stablecoin Libra, notícia que causou receio nos governos mundiais.

O Banco Popular da China (PBOC) deverá lançar ainda neste ano o Yuan digital. Já Christine Lagarde, chefe do Banco Central Europeu, disse que o BCE precisa estabelecer objetivos para desenvolver uma moeda digital. 

 

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil. Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração. Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.