fbpx

Follow us on social

Fed

Banco Central Americano diz que projetos como a Libra, do Facebook, têm potencial para rápida adoção

Compartilhe com seus amigos

O Federal Reserve (FED) alertou que as stablecoins podem representar riscos à estabilidade financeira caso não sejam planejadas corretamente. 

 

O Federal Reserve — Banco Central dos Estados Unidos — afirmou que projetos de stablecoins, como o do Facebook, podem se tornar um novo meio de troca entre pessoas, desde que sejam planejados e regulamentados adequadamente. A declaração está em seu Relatório de Estabilidade Financeira, publicado em novembro.

O documento destaca que iniciativas globais, a exemplo da Libra, têm um grande potencial para alcançar uma rápida adoção caso não representem riscos à estabilidade financeira de um país, como a incapacidade de converter a stablecoin em uma moeda corrente.

 

O FED alertou que essa classe de ativos deve atender às regras de combate do financiamento do terrorismo e também à lavagem de dinheiro.

“Emissores de stablecoin, operadores e intermediários devem divulgar totalmente os termos de seus serviços. As divulgações devem detalhar claramente os direitos e proteções dos consumidores e investidores, incluindo se o detentor da stablecoin tem algum direito sobre o ativo subjacente. Os emissores devem ser transparentes sobre como a stablecoin é vinculada ao ativo subjacente. Os titulares devem ser protegidos contra transações errôneas e fraudulentas, e receber recursos em caso de uso não autorizado. Além disso, a privacidade dos dados dos titulares deve ser adequadamente mantida”, acrescentou o Banco Central americano.

O relatório divulgado pelo Federal Reserve parece otimista, apesar de alguns alertas feitos no decorrer do documento

G7

Na Europa, a discussão é a mesma. Em um relatório divulgado em outubro, o Grupo dos Sete —  EUA, Japão, França, Itália, Canadá, Reino Unido e Alemanha — disse que nenhum projeto de stablecoin pode prosseguir até provar que é seguro, cumprindo desafios legais e regulatórios.

 

Cadastre seu e-mail para receber notícias e novidades em primeira mão.

Gostou desse artigo? Seja o primeiro a ver outros conteúdos como esse.


Compartilhe com seus amigos
About The Author

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.