fbpx

Follow us on social

Altcoins:

As moedas alternativas ao Bitcoin

 

Ilustração com logo do Bitcoin e de outras altcoins.

 

 Número de altcoins no mercado já ultrapassou a marca de 2300 desde a criação do Bitcoin.

 

Separador de texto - altcoins

 

Quando se fala em criptomoeda a primeira coisa que vem na cabeça é o Bitcoin, já que é considerada a principal moeda virtual do mercado e a mais valorizada até os dias de hoje. A questão é que além dela existem milhares de outras opções, conhecidas como altcoins, cada uma com sua característica e objetivo diferente. 

Entender o que são altcoins, seu funcionamento e a diferença dessas moedas para o Bitcoin é fundamental para entender um pouco mais sobre o meio dos criptoativos.

 

Separador de texto

                        

 

Há anos a tentativa de criar uma moeda virtual vinha sendo feita, até que em 2008 Satoshi Nakamoto, um nome fictício utilizado por um grupo ou uma pessoa, criou o Bitcoin.

Seu sistema de funcionamento seguro, transparente, e descentralizado chamou a atenção de diversas pessoas ao redor do mundo, que começaram a investir nessa moeda. Naquela época era difícil acreditar que se tornaria uma potência mundial.

 

Devido ao seu sucesso, em abril de 2011, foi criada a primeira moeda alternativa ao Bitcoin, conhecida como Namecoin, na qual utilizou do código-fonte do Bitcoin para seu funcionamento. 

 

Com o passar dos anos diversas criptomoedas e tokens surgiram, e todas essas moedas que vieram após o Bitcoin ficaram conhecidas como altcoins.

Em sua grande maioria as altcoins são resultados de modificações do código-fonte (código de funcionamento) do Bitcoin, cada uma com uma proposta diferente e com o objetivo de melhorar suas funções ou acrescentar algo que não existia na rede Bitcoin.

 

Altcoins vs Bitcoins

 

O valor de mercado do Bitcoin é muito superior às outras altcoins. 

 

Várias altcoins foram criadas com o objetivo de trazer mais velocidade no processamento das transações (exemplo disso é a Ripple).

 

Nem todas as altcoins utilizam o sistema blockchain

 

Algumas altcoins possuem algoritmo próprio. 

 

Ilustração representando o ranking e as principais informações das altcoins.

Ranking das principais criptomoedas.

 

Modo de funcionamento de algumas Altcoins

 

As altcoins estão se tornando cada vez mais populares no mercado.

 

Mesmo sem o valor igual ao do Bitcoin, cada uma tem suas capacidades específicas que buscam suprir as necessidades de seus usuários, seja na questão da privacidade ou até mesmo a velocidade do processamento de transações.

 

Bitcoin Cash – Tem como objetivo otimizar o tempo e custo das transações no bitcoin.

 

Ethereum – Tem como diferencial a velocidade de suas transações e a possibilidade de fazer contratos inteligentes, ou seja, criar aplicativos sem a necessidade de intermediários.

 

Dash – Oferece mais privacidade, velocidade e segurança nas transações.

 

Ripple – Processa transações que levariam dias de maneira rápida, as taxas cobradas para transações são baixas, além disso é capaz de suportar tokens.

 

Litecoin – Possui o mesmo processo de uso do btc, porém com alguns aperfeiçoamentos. Tem como diferencial o tempo de inclusão das transações nos blocos da rede.

 

Separador de texto

 

Como comprar Altcoins

 

O processo de compra de altcoins é bem parecido com o do Bitcoin. 

 

No caso das altcoins mais populares você pode comprar nasexchanges, que são como “casas de câmbio”, que compram e vendem criptomoedas. 

 

Para comprar altcoins que são menos populares no mercado, é necessário comprar Bitcoin no Brasil, enviar para uma exchange fora no país      que negocie a altcoin escolhida e assim efetuar a troca.

 

Separador de texto

 

 

Agora que você já sabe o que são altcoins, como faz comprar e porque surgiram, já pode começar a pensar em outras criptomoedas como forma de negócio e investimento. 

 

 

Sobre o Bitcoin News

Somos a vanguarda da informação sobre Bitcoin e altcoins no Brasil.Desde 2013, fazemos iniciantes entenderem o que é criptomoeda e como funciona a blockchain e ajudamos especialistas a tomar decisões de investimento por meio de conteúdo original e notícias relevantes sobre as diferentes moedas digitais. Para isso, tornamos o conhecimento acessível em artigos, tutoriais, vídeos, podcasts e newsletters. Neles, informamos diariamente o valor do Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin ou outros ativos, acompanhamos a movimentação do mercado de Bitcoin e seus efeitos sobre outras criptomoedas, avaliamos exchanges, moedas e outros projetos, trazemos especialistas para explicar conceitos e acontecimentos, e ensinamos desde operações básicas, como comprar Bitcoin, até mais complexas, como montar uma máquina de mineração.Se você quer ser o primeiro a saber disso tudo, acompanhe nossas redes sociais.